segunda-feira, 31 de maio de 2010

COMO ESTRELA NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL . PAIS E EDUCADORES DEVEM ASSISTIR.


COMO ESTRELA NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL .
Devido esse filme não ter nas locadoras procurem no google usando o nome do filme que encontrarão links para o filme
Esse deve estar funcionando COMO ESTRELA NA TERRA
Sinopse: Taare Zameen Par - conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida.
Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo.
As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade.
Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma.
Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan.
Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.
O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan.
Se quiserem saber mais link http://www.cinemaindiano.blogspot.com/

GESTAR II - ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. NO ANO DA COPA, MARQUE ESSE GOL.



VAMOS ENTRAR EM JUNHO COM ESSE COMPROMISSO.

12 de junho de 2010 é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. O Dia Mundial será uma oportunidade para darmos seguimento ao que foi iniciado na Conferência realizada nos países Baixo em maio, promovendo em nível mundial o movimento para eliminar o trabalho infantil.
Algumas das resoluções propostas na Conferencia e que serão trabalhadas são:
• Combater as piores formas de trabalho infantil;
É intensificar o combate as piores formas de trabalho para as crianças, tais como o uso de crianças em escravidão, trabalhos forçados, tráfico, servidão por dívida recrutamento militar e conflitos armados e demais serviços oriundas desses contextos. Entretanto, essa meta só vai ser alcançada se as autoridades políticas, sociedade e entidas não governamentais desenvolverem medidas, programas que além de combater e erradicar esses serviços, também possa proporcionar a essas crianças o incentivo a leitura, a educação e na adolescência a sua profissionalização.
• Aumento dos esforços para a redução da pobreza no mundo, a proteção social e à educação.
Combater a pobreza é parte essencial para a eliminação do trabalho infantil e isso só se faz, implementando políticas que garantam aos adultos empregos e boas condições de trabalhos. implementar politicas de transferência de rendas, de forma que o combate ao trabalho infantil, esteja diretamente relacionado com a educação básica de qualidade e a melhoria nas condições de vida das familias.
• Firma um compromisso político e popular para a erradicação do trabalho infantil.
É procurar parcerias, governo e iniciativa privada; organizações de empregadores, pois dentro de um contexto existente, é essencial a parceria entre esses ícones, haja visto que há legislações especificas como a lei do menor aprendiz que os governos tem que ter essas parcerias com empresas e isso pode acontecer de forma mais sistemática nos municípios. O que sem dúvida é um mecanismo de erradicação do trabalho infantil, visto que os jovens com 16 anos podem ser estagiários e remunerados de acordo com a legislação, o que sem dúvida proporcionada um melhor desenvolvimento profissional quando adulto.
FONTE: MTE - OIT

Nas escolas públicas do município de Pindoretama-Ce é desenvolvido o projeto PETECA, que visa conscientizar alunos e comunidade da importância da erradicação do trabalho infantil através da educação. Em Pindoretama em Junho haverá apresentações nas escolas direcionados a alunos e toda comunidade a respeito do tema. Na ESCOLA REGINA ALBINO os trabalhos estão sendo desenvolvidos e serão apresentados dia 02 de junho de 2010 com a participação dos alunos, grupo gestor, da comunidade e todo corpo docente da Escola Regina Albino juntamente com os coordenadores local do projeto PETECA.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

COM AÇÕES SIMPLES PODEMOS PROMOVER MELHORIA NA EDUCAÇÃO.

Seguindo seu projeto de melhorias e inovações educacionais, a Escola Regina Albino de Pindoretama ao implantar a horta escolar onde as hortaliças já está sendo usado na merenda dos alunos proporcionando um melhor sabor à alimentação e com isso promovendo uma melhor e maior satisfação aos alunos o que certamente acarretará um maior desempenho escolar,
ervas medicinais, agora está a todo vapor a implantação do projeto ambiental no interior da Escola onde é notório a participação de todos(grupo gestor, professores alunos e servidores) pois para dar resultado é essencial a participação de todos, e está em fase de conclusão o término de uma grande área coberta que será usada para reuniões e apresentações dos vários projetos educacionais trabalhados pela escola. Ao que vemos, a escola que tem seu grupo gestor formado pelo professor Mario Lopes e pelas professoras coordenadoras Tânia Gondim e Ana Paula tem e vão ter muito a comemorar ao longo do ano.

PROJETO DE SENADOR PREVÊ QUE ALUNOS ASSISTAM FILMES NAS ESCOLAS.

Projeto de lei de autoria do Senador Cristovam Buarque prevê a obrigatoriedade dos alunos de escolas públicas e particulares a assistirem duas horas de filme nacionais.
O projeto de lei foi aprovado pela comissão de educação do Senado Federal de forma terminativa.
O intuito segundo o autor, é que a exibição de filmes passe a fazer parte da grade curricular, e dessa forma disseminar a cultura nacional a baixo custo.
Caso o texto não sofra recursos para ser analisado, seguirá direto para Câmara Federal.

terça-feira, 25 de maio de 2010

BLOG DISPONIVEL EM SETE IDIOMAS

Além de várias inovações, o BLOG PINDORETAMA DE TODOS NÓS agora além do idioma em portugues, tambem pode ser lido em mais seis idiomais. É só acessar o idioma de acordo com as bandeiras na parte superior direita do BLOG.

EXAME NACIONAL DE INGRESSO A CARREIRA DE DOCENTE

Noticiado por esse BLOG dia 17 de Maio de 2010 a cerca dessa notícia, agora saio a portaria como descrita abaixo.

Portaria normativa nº 14 de 21 de maio de 2010 do Ministério da educação.
Institui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira de Docente.
publicada na edição de, 24 de Maio de 2010, do Diário Oficial da União institui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O exame, que será realizado pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – avaliará conhecimentos, competências e habilidades de profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério. A primeira edição do exame, que é anual, se realizará em 2011.
O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente deverá subsidiar a contratação de docentes para a educação básica pelos governos estaduais e municipais. As secretarias de educação interessadas em utilizar os resultados do Exame definirão a forma de utilização desses resultados para fins de contratação de docentes.
A participação no Exame é de caráter voluntário, mediante inscrição e conferirá ao candidato um boletim de resultados, cujos dados somente poderão ser utilizados mediante autorização expressa do candidato.
O Exame servirá, ainda, para oferecer diagnóstico dos conhecimentos, competências e habilidades dos futuros professores para subsidiar as políticas públicas de formação continuada bem como para construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas de formação inicial de docentes.
Fonte: Inep/MEC.
maiores informações no Link: tp://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/outras/news10_10.htm

NOVOS MUNICÍPIOS PODEM SURGIR EM BREVE NO CEARÁ

Foram aprovado 19 dos 57 distritos de municípios do estado do Ceará que pediram emancipação.
Esses 19 distritos aprovados, atendem os requisitos viabilidade econômica e população infraestrutura, e são os seguintes: Amanari (Maranguape), Antônio Diogo (Redenção), Itapebussu (Maranguape), Pajuçara (Maracanaú), Santa Tereza do Trici (Tauá), Mineirolândia (Pedra Branca), Nova Floresta Feiticeiro (Jaguaribe), Ponta da Serra (Crato), Palestina (Mauriti), Santa Felícia (Acopiara), Jurema (Caucaia) São João do Aruaru (Morada Nova), São Pedro do Norte (Jucás), Sucesso (Tamboril), , Juritianha (Acaraú), José de Alencar (Iguatu), Iguape (Aquiraz), Lisieux/Macarau (Santa Quitéria) e Parajuru (Beberibe).
Aqui bem próximo a Pindoretama há o distrito de Iguape que pertence a Aquiraz.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

SEDENTARISMO, RISQUE DO SEU DIA-A-DIA

O sedentarismo é a falta de atividade física continua ou suficiente que influencia diretamente na saúde da pessoas, pois atividade física é sinônimo de saúde. O sedentarismo está diretamente relacionado com a pouca prática de atividade física, ou seja, com o pouco gasto de calorias diária.
Os vários fatores de riscos que podemos citar são: hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. De acordo come estudos realizados comprovam que o risco de um individuo desenvolver doença cardiovasculares aumenta uma vezes e meia nas pessoas que não têm uma vida sedentária..
Para se evitar isso, mudar alguns hábitos de vida é essencial. É através da praticar exercícios físicos que podemos fazer no dia-a-dia tais como: como subir escadas esqueça o elevador, caminhar, andar de bicicleta, praticar exercícios esportivos ou uma outra atividade específica para emagrecimento.
Para quem está esperando uma oportunidade de começar a fazer exercícios e ainda não começou, uma boa dica é participar juntamente com sua comunidade dia 26 de Maio do Dia do Desafio Físico, quem sabe não é a oportunidade que você está esperando!

NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DO DIA DO DESAFIO FÍSICO EM SUA CIDADE.

O Dia do Desafio foi cria do no Canadá e vem sendo difundido em todo o mundo pela TAFISA entidade alemã de promoção do esporte para todos. Nesse dia que mundialmente é a última quarta- feira do mês de maio, onde qualquer pessoa pode participar.Para isso,basta praticar dez minutos de qualquer atividade física :vale caminhar,pedalar,dançar,subir escada e entre outros.
Anualmente, os principais órgãos que realizam esse trabalho junto as comunidades são as secretarias de educação e esportes dos município.
No Brasil, o SESC(serviço social do comércio) são os principais órgão que coordena essas atividades nas cidades de sua região de atuação.
No dia do evento duas cidades de países diferentes com populações proporcionais concorrem na tentativa de envolverem o maior número de pessoas, dessa forma, ganhará a cidade que envolver o maior número percentual de participantes.
No Brasil, a primeira edição do evento foi em 1995 e, em 2008 mobilizou cerca de 60 milhões de participantes de vários Países das Américas.
Em Pindoreama- ce este há um grande envolvimento por parte das escolas e de toda a comunidade; alunos, pessoas da terceira idade, desportistas, alunos de academias, porque o importante é se movimentar!E NÃO ESQUEÇA DE REGISTRA E DE INFORMAR,pois sua participação é muito importante.

sábado, 22 de maio de 2010

REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTES NOS MUNICIPIOS, UMA NECESSIDADE DE TODOS, UM DEVER DOS PODERES PÚBLICOS.

Blitz do DETRAN e Policia Rodoviária Estadual causam transtornos e revolta a moradores do sertão central, região onde o serviço de transportes de passageiros é feito por pau-de-arara e ônibus sem linhas oficial conhecidos como carros de horário.
Sem poder seguir viagem os passageiros tiveram que descer dos veículos tendo em vista os donos dos caros não poderem seguir viagem com receio de ter seu carro aprendido ou multado.
Um dos fatores que contribuem para esse transtorno são os municípios não regulamentarem o transporte de passageiros em seus diversos modais, pois já ha legislação especifica para taxi, moto taxi e a resolução nº 82/98 do CONTRAN ampara legalmente o transporte realizado por pau-de-arara, desde que esteja de acordo com as normas estabelecidas, entretanto cabe aos municípios legislarem a respeito das regulamentações. no entanto, há de se considerar o alto grau de exigência nas blitz realizadas. O estado como poder publico cedente e concedente, deveria apoiar de maneira mais efetiva ações que venham a regulamentar o serviço nos diversos municípios.
Outros fator a ser considerado é a falta de implantação por parte dos municípios de sues DEMUTRAN (departamento municipal de trânsito)
Em Pindoretama(litoral leste) está sendo desenvolvido um amplo trabalho entre COOTRASNP(COOPERATIVA DE TRANSPORTESD E Pindoretama) e poder executivo e poder legislativo para que o sistema de transporte seja regulamentado e dessa forma, quem tiver a concessão de operar o sistema seguir as normas estabelecidas e dessa forma proporcionar uma maior segurança e agilidade aos usuário. E paralelo a essas ações, há também já um trabalho sendo realizado para a implantação do DEMUTRAN.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

FLÁVIO PAIVA ENTRE AS 30 PERSANALIDADES MAIS INFLUENTES DO ESTADO

Flávio Paiva e a Pedagoga Ana Paula
O Jornalista e escritor Flávio Paiva, está na lista entre as 30 personalidades mais influentes do estado. O escritor juntamente com outras personalidades do meio artista e literário foram agraciado na categoria Artistas e Intelectuais. Essa é a primeira edição do premio que é uma promoção da revista Fale. Além da categoria Artistas e Intelectuais há outras 4 categorias (Empresários, Política, Profissionais Liberais, Esportes e Empreendedores).

Flávio Paiva com alunos da Orquestra Sopro de Pindoretama
Parabéns Flávio Paiva, e obrigado por ter participado junto com toda a cidade de Pindoretama da inauguração do ponto de cultura da nossa Orquestra de Sopro de Pindoretama.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

ACADÊMICOS DE LETRAS SÃO RECEBIDOS PARA ESTÁGIO NA ESCOLA REGINA VASCONCELOS ALBINO SOB A COORDENAÇÃO DA PEDAGOGA ANA PAULA.

Pedagoga Ana Paula ao centro com a professora da turma, alunos estagiários e alunos do 9º ano

A pedagoga e coordenadora Ana Paula do fundamental II da ESCOLA REGINA VASCONCELOS ALBINO em Pindoretama recebeu para estágio na turma do 9º ano os acadêmicos do curso de letras da Universidade Vale do Acaraú(UVA) do núcleo de Pindoretama, vale ressaltar que o município de Pindoretama, foi um dos primeiros a incentivar e ter turmas de pedagogia e letras e isso acorreu desde 1998 com a conclusão no ano 2000 da TURMA PIONEIRA, da qual fez parte a pedagoga Ana Paula que hoje coordena o fundamental II da Escola. Dessa forma hoje a grande maioria dos educadores do município de Pindoretama possuem graduação, tendo em vista o processo continuo de formação dos professores em outros cursos de gradução e pós-graduação.
O estágio é uma das fases do curso de graduação e é exigido na grade curricular, segundo a coordenadora da escola, “esse momento é de fundamental importância para que os futuros professores se adaptem a rotina de sala e da convivência com os alunos e com isso gera uma motivação extra também para a turma”.
O SLIDE abaixo registra os momentos da aula.

ESCOLA REGINA VASCONCELOS ALBINO RECEBE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DA U.V.A. PARA ESTÁGIO

segunda-feira, 17 de maio de 2010

MEC PLANEJA CONCURSO NACIONAL PARA PROFESSORES.

O Ministério da Educação (MEC) O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) planeja para 2011 um concurso nacional para selecionar professores de toda a rede publica do País, que desejam atuar na rede pública. As provas estão previstas para 2011 especialmente para professores do infantil e fundamental.
Uma grande ação do MEC, pois é notória a grande quantidade de professores contratados de forma temporária sem concurso publico e que de certa forma compromete o nível da educação, pois os professores não têm a garantia da permanência no cargo, o que gera insegurança e, intranqüilidade nos profissionais que estão no
serviço público nesses moldes, principalmente no setor municipal.

COOTRANSP INPLEMENTA AÇÕES DE PESQUISA DO TRANSPORTE PÚBLICO EM PINDORETAMA.

A COOTRANSP(Cooperativa e Transportes de Pindoretama) começou a realizar hoje uma grande pesquisa onde serão identificados todos as pessoas que trabalham no serviço de transportes no município para que seja traçado um perfil do transportes público em Pindoretama suas necessidades, haja visto o adiantamento em que estão as ações da COOTRANSP, juntamente com os poderes públicos para a regulamentação do trânsito em nosso município. O estudo será apresentado aos cooperados em reunião que acontecerá dia 21/05/2010, onde além desse item na pauta também será discutido o projeto de lei que regulamenta o serviço.

CEARÁ CARECE DE TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE.

A Pesquisa de Informações Básica Municipais (Munic 2009) feita pelo IBGE revela dados dos municípios brasileiros, especificamente aqui no ceará na área de transportes, contatou-se que o serviço de transportes que predominam no estado é o moto taxis, taxi e van, embora não se saiba se esse serviço é regulamentado, pois a regulamentação é de suma importância, embora a pesquisa não revele com clareza esse dado, observa-se que em apenas 54 municípios oferecem o serviço com acessibilidade, o que nos leva a ver que há uma informalidade muito grande nesse setor. Pindoreama está empenhada na regulamentação de sua lei que institui os três modais de transportes no município, através de parceria que estão sendo firmadas entre poderes públicos e iniciativa privada.

sábado, 15 de maio de 2010

PRORROGADA INSCRIÇÕES PARA OLIMPÍADAS DE PORTUGUÊS.

As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa que se encerrariam dia 14 de Maio de 2010, foi prorrogada ate o dia até 7 de junho.
Segundo dados do MEC, Até às 13h30 desta sexta-feira, 14, aderiram à olimpíada 5.020 dos 5.565 municípios do país. Inscreveram-se 49.979 escolas e 115.360 professores. Podem participar da olimpíada educadores que trabalham com turmas do quinto ao nono ano (quarta à oitava série) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
IDENTIDADE, CPF, ENDEREÇO. É so colocar os dados referentes.
um e-mail para contato.
Portanto não perca sua inscrição Acesse:
https://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/index.htm

POPULAÇÃO DO CEARÁ CAREÇE DE SEGURANÇA EM ÂMBITO MUNICIPAL

Seja qual for o próximo governante do Ceará, o certo é que terá um grande desafio que é implementar junto aos municípios políticas de segurança, pois a população ainda enfrenta grandes desafios para ter acesso à segurança pública em seus municípios . Segundo dados do IBGE, apenas 25% dos municípios do estado possuem algum aparato de segurança no âmbito municipal. Onde apenas três possuem secretaria municipal de exclusiva de segurança.
A falta de segurança acontece devido a não efetivação de políticas voltadas para essa área, pois em alguns municípios, a questão da segurança, é subordinada a outros setores municipais. De acordo com a pesquisa a presença de guardas municipais no ceará se restringe a 30% dos municípios, o que é muito pouco se levando em consideração ao crescente aumento da violência.
No caso especifico de Pindoretama, no que diz respeito a ações da iniciativa privada e poderes públicos, já há estudos voltados para a municipalização do transito, e no setor de transportes públicos que tem impacto direto na segurança do transito e do usuários e da população em geral, já há varias ações no sentido de regulamentar o transporte municipal, e esse trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com a COOTRANSP(cooperativa e transportes de Pindoretama), CAMARA MUNICIPAL E GOVERNO MUNICIPAL.

EUSÉBIO RECEBERÁ FIOCRUZ

Eusébio receberá nucleio da FIOCRZ(Fundação Osvaldo cruz) que é a primeira empresa da primeira Unidade do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde. É um grande avanço por se tratar de uma empresa de ponta na fabricação de vacinas e remédios no País e por está aqui bem próximo a Pindoretama, dará oportunidade de trabalho a várias pessoas da região.
O município de Eusébio se destaca por políticas voltadas para a comunidade, Está desenvolvendo uma política de tempo integral nas escolas do município, vai sediar núcleio da FIOCRUZ, possui uma guarda municipal atuante, há um programa de qualificação de mão de obra voltado para as necessidades das empresas instaladas no município, hoje está sendo inaugurado CRAS da Mangabeira bem ali na estrada do fio com a avenida de acesso ao distrito da Mangabeira ótima localizado, bem amplo com uma grande estrutura e boa área de atendimento. E todas essas ações e outras também sem dúvida só vem a trazer melhorias significativas para o município e a região a seu entorno.
Parabéns à administração do Município de Eusébio e parabéns ao povo do municipiopor ter ao seu dispor e poder ser contemplado com ações de grande relevância na melhoria de vida.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

DESEMPREGADOS PODEM SER ABONADOS DA TAXA DE INSCRIÇÃO EM CONCURSO FEDERAL

Uma boa noticia para os brasileiros que estão desempregados, é que está para ser votado na próxima semana possivelmente na quarta dia feira dia 19/05/2010um projeto de lei do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que dispensa o pagamento de taxa de inscrição em concurso públicos federais por que encontra-se desempregado, haja visto que o cidadão estando desempregado não tem rendimentos e dessa forma, não há como pagar inscrição em concurso publico.

Passando esse projeto a nível federal, bom seria se fosse também regulamentado a nível estadual e municipal.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MUDANÇA NOS PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE NA AV DUQUE DE CAXIAS.

A partir de sexta feira dia 14 de maio, as paradas das linhas metropolitanas que atualmente operam seus pontos de embarque e desembarque na Av. Duque da Caxias, serão transferidas paras as ruas Jaime Benévolo, Assunção, Sólon Pinheiro Floriano Peixoto e Barão de Aratanha, a mudança afeta as linhas de ônibus e vans que acessam Fortaleza pela Av. Aguanambi e se destinam às cidades da RMF pela CE-040 e BR 116.
Os usuários dos municipios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Pacajus, Horizonte e Itaitinga). Precisam ficar atentos às modificações.

ACESSORES DOS VERIADORES EM PINDORETAMA NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO.
A RESPEITO DE MATÉRIA POSTADA NESSE BLOG DIA 15 DE ABRIL DE 2010 COM O TÍTULO "ACESSORES DOS VERIADORES EM PINDORETAMA", TODOS OS VERIADORES QUE COMPÕEM A CÂMARA MUNICIPAL RELATARAM E ASSINARAM A SEGUINTE NOTA DE ESCLARESSIMENTO QUE FOI ENTREGUA A ESSE BLOG DIA 12 DE MAIO DE 2010 E QUE AGORA DIVULGO À POPULAÇÃO DE PINDORETAMA

Pindoretama/CE, 17 de abril de 2010.


Ao Senhor
ROGÉRIO FREITAS
Responsável pelo Blog “PINDORETAMA DE TODOS NÓS”

"Inicialmente queremos reiterar a nossa admiração e respeito pelo trabalho que o seu Blog vem desenvolvendo em defesa dos direitos dos cidadãos pindoretamenses. No estado democrático de direito a liberdade em todos os sentidos é a maior conquista para todos.
Existe um dito popular de que diz: “o pau só quebra do lado mais fraco”. “Nunca na história desse país” houve movimentos ou manifestações alguma em relação à redução do número de deputados e senadores e muito menos a diminuição de seus privilégios.
Esses agentes políticos (deputados e senadores) são os representantes mais distantes da população, suas presenças só ocorrem em poucas vezes no período eleitoral e olhe lá. Vale apenas relembrar que esses mesmos em vez por outra são destaques vergonhosos na imprensa nacional pelos mais variados tipos de corrupção. É o dinheiro na cueca, na meia, no paletó, na bolsa. Como esses infratores são os grandes, são os paus fortes da nossa política, têm até a vantagem de serem anistiados muitas vezes pela justiça e por nós a cada eleição.
E é nesse contesto que alguns populares rejeitados pelo processo eleitoral vingam sua fúria em quem está mais próximo de si e acabam culpando e responsabilizando os Senhores Vereadores por todo esse lamaçal existente na nossa política brasileira.
O Vereador é o agente político mais próximo da população, devido essa aproximação as pessoas acabam confundindo o verdadeiro papel do Vereador que é o de representar, legislar e fiscalizar, e passando a ser muito mais um assistente social e isso vem de muito longe. Além de ser a vítima de todas as críticas, que muitas vezes caberiam nas quotas da gestão municipal.
Infelizmente, devido à realidade de pobreza da maioria dos nossos municípios, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao Vereador que acaba sendo sensível às causas sociais do nosso povo e tenta resolver esses problemas com os seus próprios esforços e muitas vezes assumem até a função que é do Poder Público pelo descaso e omissão.
O Vereador é o agente político que menos prejuízo dar para o município e os seus subsídios acabam voltando para população através de assistências, ao contrário de outros agentes que ganham elevados salários sem prestar um dia de serviço em favor da municipalidade e nem se quer gastam parte deles em nosso município, e sem se falar de outras vantagens obscuras.
A Lei Municipal nº 326, de 15 de junho de 2009, institui os cargos de Assessor Parlamentar e Chefe de Gabinete da Presidência (cópia anexa), através da mesma é permitido que cada Vereador indique uma pessoa de sua inteira e restrita confiança para ocupar o referido cargo de provimento em comissão e ficando a inteira disposição do Parlamentar que indique.
A referida legislação não preceitua local de trabalho, desempenho de função e outros requisitos funcionais. Vale apenas ressaltar que o desempenho de cada Assessor Parlamentar muito condiz com a remuneração que recebe, pois mesmo não dispondo das condições estruturantes básicas e necessárias de trabalho os Senhores Assessores estão sempre à disposição dos Senhores Vereadores e bem como da população que não tem dia e hora para se valer de seus serviços como o de transportar pessoas doentes para os hospitais e posto de saúde, marcação de exames e consultas, emissão dos mais variados tipos de documentos, participação em reuniões dentro e fora da nossa circunscrição.
Portanto, meu Prezado e Estimado Companheiro Rogério Pires, é o que nos cabe colocar no momento em relação à matéria veiculada em seu Blog no dia 15 de abril de 2010.
Atenciosamente,

Ver. Marcelo Rocha
Ver. Valdemar Araujo
Ver. Raimundo Cândido
Ver. Luciano Rosa
Ver. Gorette Bastos
Ver. Alison Freitas
Ver. Jorge Luiz
Ver. Elis Regina
Ver. Antônio José "


Gostaria de ressaltar a todos os senhores vereadores de Pindoretama, que essa atitude em responder não só a esse Blog, mas a toda a população a respeito de um assunto de interesse público, vem demonstrar a transparência como os assuntos de interesse publico vem sendo tratado por essa casa, demonstrando dessa forma um grande grau de comprometimento para com toda a população de Pindoretama.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Novo curso tecnologco vai qualificar a gestão escolar.

Foi autorizado por partaria e publicadono Diário Oficial da União desta terça-feira 11, o funcionamento de um novo curso superior em tecnologia. O cursos processos escolares foi incluido no novo eixo tecnologico de apoio educacional que regulamenta o funcionamento das habilidades tecno logicas.
a carga horária mínima recoemendada pelo MEC é de 2.400 horas.
o curso ja estará disponivel no proximo dai 31, quando será lançada a versão 2010 do catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Tecnilogia.

Fonte: MEC

terça-feira, 4 de maio de 2010

VISITA AO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PELOS ALUNOS DA ESCOLA REGINA VASCONCELOS ALBINO.

O professor de Ciências Biológicas Luciano da Escola Regina Vasconcelos Albino, dentro de uma metodologia inovadora que vem sendo aplicada na escola, levou seus alunos do 9º para conhecer o laboratório de ciência da Escola Estadual Júlia Alenquer Fontenele onde junto com sua turma extraíram o DNA da banana. No decorrer da visita, todos aproveitaram o ambiente de pesquisa, que é referência no município de Pindoretama.

De acordo com o professor Luciano, haverá novas visitas e novos experimentos no laboratório e tudo será enviado para postagem.
Parabéns ao professor Luciano pela iniciativa e atitude, em levar a frente ações de suma importância como a “Projeto Horta na Escola” e o “Projeto no Laboratório”.
A respeito do primeiro, fui comunicado que a prática também está sendo implementada em outras escolas de outros Estados. E que sem dúvidas é uma troca de experiência riquíssima que muito contribui para o resultado final lá na ponta, que é os alunos terem um alimentação mais saborosa, ecologicamente correta e sustentável sob todos os pontos de vistas.

PINDORETAMA SERÁ BENEFICIADA POR CEO-CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS EM CASCAVEL.

O município de Cascavel (RMF) será beneficiado pela construção de um CEO- Centros de Especialidades Odontológicas Regionais. A obra começará essa semana a se localizar na rua Projetada, s/n, esquina com Rua Lúcia Viana.
A nova unidade regional de saúde bucal será construída pelo governo do Estado do Ceará vai atender a uma população de 229.247 habitantes dos municípios de Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pacajus e PINDORETAMA.
Além de atender toda a população dos municípios citados, no qual PINDORETAMA será beneficiada. No CEO, será disponibilizada toda assistência especializada na saúde bucal. Será também disponibilizada a toda população da região de cobertura do CEO também os serviços de ortodontia, periodontia, endodontia, cirurgias, próteses, incluindo também diagnóstico do câncer de boca.
Outro grande diferencial será a estrutura montada para o atendimento aos pacientes portadores de deficiência, pois serão acolhidas e receberão o tratamento em local adequado no novo CEO.

Pindoretama através da COOTRANSP(Cooperativa de Transportes de Pindoretama) está se preparando para ofertar para os usuários do serviço de transportes, um diferencial a mais, pois esses usuários certamente terão a seu dispor um serviço de taxi regulamentado para realizarem seus deslocamentos a Cascavel, tanto para atendimento no novo CEO, como para resolverem assuntos diversos. Dessa forma o cliente contará com um transporte seguro e totalmente integrado com Cascavel, pois já há uma parceria nesse sentido, entre as cooperativas e órgãos do Governo municipal. E com ações como essas quem, ganha é o usuário do serviço de transportes, que a cada dia esta mais exigente e ciente de seus diretos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

COPA 2014, COMITÊ VISITA FORTALEZA

Está previsto para o dia 17 de maio a visita do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 em Fortaleza, os membros desse Comitê vem verificar como está o planejamento e execução das obras. Entretanto ao que sabemos vai perder a vigem porque:
1-Reforma só e for a do PV que ninguém sabe quando estará pronto e onde não será disputado nenhuma partida.
2-Trânsito, nada feito tai o Metrofor há 12 anos inacabado.
3-O Transfor que vai entrando para os 3 anos e não conseguiu ainda nem completar as obras da av. Bezerra de Menezes.
4-Emergência, o IJF pegando fogo.
Como vemos no que diz respeito ao poder público estadual e municipal de Fortaleza, não há o que mostrar, a ressalva é a parte de acomodações que são os hotéis de alto nível que temos. Até que enfim algo de bom pra turma La do Sul vê.

CONSUMO CONSCIENTE, ADOTE ESSA PRÁTICA

O consumidor consciente é um instrumento que busca o equilíbrio em dois patamares que são: a satisfação pessoal de cada individuo e a sustentabilidade do planeta como um todo, dessa forma temos que ter em mente que a sustentabilidade do planeta esta diretamente implicado em um modelo ambiental correto, socialmente justo e economicamente viável do ponto de vista a permitir o bom andamento de todos os ecos-sistema. Dessa forma, o consumidor consciente reflete diretamente a respeito dos atos de consumo de cada indivíduo, de forma que isso ira refletir não só sobre a sua pessoa, mas também sobre as relações sociais como um todo, a economia de vários e diversos setores e principalmente a natureza. Dessa forma, ao passo que tais prática forem adotadas cada vez mais por um número maior de pessoas, haverá grandes transformações no equilíbrio natural de forma a permitir uma maior sustentabilidade dos recursos naturais.
A prática do consumo consciente pode ser aplicada no dia-a-dia através de práticas e gestos simples de cada pessoa que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços. Nesse contexto, incluem-se principalmente o uso e descarte de recursos naturais como por exemplo a água, os vegetais, a compra, o uso manuseio e descarte desses diversos produtos ou serviços, e dessa forma é imprescindível a escolha de empresas das quais possamos comprar e consumir, em função de suas práticas de responsabilidade ambiental, seja no contexto regional, nacional ou internacional. Dessa forma com a adesão cada vez maior de consumidores buscando a prática do consumo consciente, ira gerar uma cadeia visando esse estímulo que irá de forma positiva proporcionar a todos um melhor ambiente para se viver. Só depende de cada um. Participe, adote práticas diferentes e seja um consumidor consciente, o planeta agradece.

sábado, 1 de maio de 2010

1º DE MAIO, PINDORETAMA COM FESTAS COMEMORA DIA DO TRABALHO

Os habitantes de Pindoretama hoje foram contemplados por duas grandes festas em comemoração ao dia do trabalho. Uma na sede do município, onde a administração da prefeita Regina Albino realizou no Estádio Municipal na Rua Tito Ferreira as comemorações, e outra festa promovida pelos vereadores que tem a frente o vereador Valdemar, que se realizou no Distrito do Sítio Ema. Momentos importantes, de confraternização e alegria para todos os munícipes, onde todos da comunidade ganharam com isso, pois há tempo não havia comemoração nesse sentido em nosso município, foi um dia de diversão onde muitos também aproveitaram para faturar com a venda de lanches, bebidas, refeições e movimentando assim o comércio local, e como não poderia deixar de citar o grande movimento dos nossos moto-taxista e taxista que de forma eficiente estavam sempre prontos a conduzir os pessoas em seus vários deslocamentos ao longo do percurso das duas festas e demais destinos.
Mas como tudo não é perfeito, o que se lamenta, é o fato de que a Agencia do Banco do Brasil em Pindoretama, mesmo sabendo que hoje 01/05/2010, haveria pagamento dos servidores públicos, não disponibilizou dinheiro suficiente nos caixas de auto-atendimento. Aliás, já foi enviado ao presidente da Câmara Municipal de Pindoretama e-mail solicitando daquela casa providências no sentido de que seja preparado, votado e aprovado um projeto de lei a respeito do atendimento às pessoas pelas empresas e instituições financeiras, pois hoje o que acontece especificamente na agência bancaria do Banco do Brasil, é um grande absurdo, e com essa de não dispor de dinheiro hoje para o pagamento dos funcionários, foi realmente a gota d’agua, as pessoas terem que se deslocarem a Cascavel ou a Fortaleza para poderem receber seu dinheiro. Além do que o comercio local perde com esse tipo ação por parte do banco.
Para Frente Pindoretama, Custe o Que Custar.

TRANSTORNO AUDITIVO

Um dos grandes desafios para pais e professores, é identificar e aprender a lidar com as crianças com transtorno de processamento auditivo, pois trata-se de uma síndrome pouco entendida que tem sua interferência direta na capacidade do cérebro em entender, reconhecer, interpretar e processar os sons.
Os sintomas são os mais diversos, tais como: falta de atenção na aula e nas atividades escolares e do dia-a-dia no cotidiano das crianças, o que pode gerar baixo desempenho na escola, em conseqüência disso pode e certamente haverá problemas de leitura ruim, alteração no comportamento e vocabulário errado, com vários erros na pronúncia das palavras.
Se você tem um filho ao alguém na família que apresenta sintomas parecidos, o ideal é que procure ajuda o quanto antes, pois com tratamento adequado, em muito pode ser corrigido as distorções da fala, da língua e da escrita, e em muito ajudará em um melhor desenvolvimento cultural e intelectual da criança ou jovem.