sábado, 2 de março de 2013

Universalização das motoniveladoras: MDA publica primeira lista de beneficiados



Universalização das motoniveladoras: MDA publica primeira lista de beneficiados

Foto: Divulgação

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (05), a primeira lista dos municípios que serão beneficiados com a entrega de motoniveladoras, pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A listagem contempla 2.058 mil municípios, em todas as regiões do Brasil, selecionados a partir de critérios definidos pelo Comitê Gestor do PAC.
Com o anúncio da universalização feito pela presidenta Dilma na abertura do Encontro dos Novos Prefeitos, no último dia 28, todos os municípios com população até 50 mil habitantes e fora das regiões metropolitanas que manifestarem interesse receberão uma motoniveladora.
O ministro interino do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, destaca que a ação é importante para a melhoria na infraestrutura do meio rural e para a geração de emprego e renda na cidade. “As motoniveladoras serão muito importantes para que os municípios melhorem as estradas vicinais, o que vai facilitar o escoamento da produção e melhorar a qualidade de vida dos agricultores”, acredita. Müller também reforçou o estímulo à indústria nacional de máquinas promovido pela ação.
As entregas das motoniveladoras serão feitas a partir de março e ocorrerão ao longo do ano de 2013. Dos 2.058 mil municípios beneficiados, 496 são da região Sudeste, 834 da região Nordeste, 315 da região Sul, 183 da região Centro-Oeste e 230 municípios da região Norte.
Universalização
Desde 2011, já foram entregues 1.379 retroescavadeiras. Com a publicação das portarias nº 10 e nº 11, de 5 de fevereiro de 2013 também serão entregues mais 3.394 mil retroescavadeiras. Para os municípios que ainda não foram contemplados, será feita uma nova licitação para a compra de pelo menos mais duas mil novas motoniveladoras. Não é necessário que os municípios que se cadastraram entre os dias 15 de junho e 31 de outubro de 2012 se inscrevam novamente, como explica o coordenador do PAC 2 no MDA, Luiz Cláudio Campos. “A inscrição é válida e eles já têm garantido o recebimento de uma motoniveladora, cada. O MDA disponibilizou no seu site a relação de todos os municípios, que poderão checar o status da sua inscrição”, explicou.
Luiz afirma que cerca de 250 municípios ainda não se inscreveram para receber retroescavadeiras ou motoniveladoras. Para esses, a orientação é entrar no Sistema do PAC (SISPAC), até o dia 5 de abril e preencher os dados corretamente. Em caso de dúvidas, está disponível na página do MDA um manual passo a passo. 
FONTE: MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário