domingo, 18 de agosto de 2013

MESTRADO EM PSICANÁLISE CLINICA C/ ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR




INSTITUTO ANTONIO MESQUITA PARENTE
Rua César Fontenele, nº 555 – Amadeu Furtado
CEP.: 60.455-650 – Fortaleza – CE


NA PESSOA DA PROFESSORA MARIA SUELI CARNEIRO MESQUITA, OFERECEM AOS FILHOS DE PINDORETAMA E CIDADES VIZINHAS:

MESTRADO EM PSICANÁLISE CLINICA C/ ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Matriculas pelo telefone: (85) 88181294 – Simone
Matrícula: R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta Reais)
Mensalidades: R$ 400,00 (Quatrocentos Reais)

Artigo 66, Único da Lei 9394, de 20/12/96
Nível: Mestrado Profissional, com fulcro nos pareceres 908/98, de 2/12/98; e 080/98, de 16/12/98- MEC.

Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido.

A FORMAÇÃO DO MESTRE PSICANALISTA

1 - A formação profissional em psicanálise compreende:
I - Teoria
II - Análise pessoal
III- Pedagogia psicoterapica na área clínica e docência no ensino superior.
2 - A duração mínima é de 2 (dois) anos. Para os que já possuem graduação em teologia, filosofia, exatas ou ciências Humanas.

Compreendem estudo da obra de Freud, das contribuições de seus principais colaboradores e dos trabalhos de atualização sobre teoria e técnicas analíticas. Seu objetivo é proporcionar aos candidatos conhecimentos que lhes permitam lidar, praticamente com os casos clínicos. Além do estudo dos livros de Sigmund Freud, os alunos estudarão também obras de outros autores tais como: Alfred Adler, Carl Jung, Lacan, Melanie Klein, J. B.Pontalis, WilfredBion, Donald Winnicott, Jean Laplanche dentre outros.

II - ANÁLISE PESSOAL

A análise pessoal visa propiciar experiência básica de contato com o inconsciente e com processo de lidar com as angústias impedidoras do desenvolvimento emocional. Deve ser conduzida de modo a permitir a retomada do desenvolvimento emocional, estacionado em alguma área ou áreas da mente. A finalidade essencial de tal análise pessoal é atingir alto grau de estabilidade de caráter e de maturidade emocional.


RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO

Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional. O Psicanalista é um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses.

CERTIFICAÇÃO E DIPLOMAÇÃO

Os Diplomas serão credenciados por uma Universidade de Recife, que após a conclusão do curso, estará enviando, associando e expedindo a licença e carteira de Psicanalista Clínico pela CORETEPE (Conselho Regional de Psicanálise) aos alunos formados.

PÚBLICO ALVO

Pessoas que atuam na área de ciências humanas (medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, etc) e áreas afins; capelães, conferencistas, líderes; profissionais interessados no trabalho clínico em Psicanálise; terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros que trabalham nos diversos serviços de saúde: hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, empresas, escolas, serviços de urgência e outros.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Portaria nº 397,de 09/10/02 Segundo o CB0 nº 2525-50 do Ministério do Trabalho e Emprego, no final do Curso de Formação em Psicanálise você estará preparado para atuar nas seguintes áreas:

AVALIAR COMPORTAMENTOS INDIVIDUAL, GRUPAL E INSTITUCIONAL.

Triar casos, entrevistar pessoas, levantar dados pertinentes, observar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente. Investigar pessoas, situações e problemas, escolher o instrumento de avaliação, aplicar instrumento de avaliação, sistematizar informações, elaborar diagnósticos, elaborar pareceres, laudos e perícias, responder a quesitos técnicos judiciais, desenvolver resultados (devolutiva).

ANALISAR, TRATAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Propiciar espaço para acolhimento de vivencias emocionais (setting), oferecer suporte emocional, tornar consciente e inconsciente, propiciar a criação de vínculos paciente-terapeuta, interpretar conflitos e questões, elucidar conflitos e questões, promover a integração psíquica, promover o desenvolvimento das relações interpessoais, promover desenvolvimento da percepção interna, mediar grupos, família e instituições para solução de conflitos, dar aula.

ORIENTAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Propor alternativas para solução de problemas, informar sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, aconselhar pessoas, grupos e famílias, orientar grupos profissionais, orientar grupos específicos (pais, adolescentes, etc.), assessorar instituições.

DESENVOLVER PESQUISAS EXPERIMENTAIS, TEÓRICOS E CLÍNICAS

Investigar o psiquismo humano, investigar o comportamento individual, e grupal e institucional, definir o problema e objetivos, pesquisar bibliografias, definir metodologia de ação, estabelecer parâmetros de pesquisa, construir instrumentos de pesquisa, coletar dados, organizar dados, compilar dados, fazer leitura de dados, integrar produtos de estudos de caso.

COORDENAR EQUIPES DE ATIVIDADES DE ÁREAS AFINS

Planejar as atividades da equipe, programar atividades gerais, programar atividades da equipe, distribuir tarefas a equipe, trabalhar a dinâmica da equipa, monitorar atividades das equipes, preparar reuniões, coordenar reuniões, coordenar grupos de estudos, organizar eventos, avaliar propostas e projetos,avaliar e executar as ações.

PARTICIPAR DE ATIVIDADES PARA CONSENSO E DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL

Participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósios, participar de reuniões científicas (Congressos, etc.), publicar artigos, ensaios de livros científicos, participar de comissões técnicas, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, participar de entidades de classe, participar de evento junto aos meios de comunicação, divulgar práticas do psicanalista, fornecer subsídios às estratégias organizacionais, fornecer subsídios à formação de políticas organizacionais, buscar parcerias, ética e organizacional.

Importância  temática para educação:


O Mestre psicanalista tem grande importância para o campo educacional, trabalhando em escolas públicas ou particulares, Universidades através de sistema multidisciplinar, ajudando ao desenvolvimento educacional de indivíduos, através de metodologia kleniana, orientando aos alunos a superar dificuldades de aprendizado, aplicação psicodidática e terapia educacional de métodos de aceleração do raciocínio

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